16/04/2008

Qual é a origem do termo Idade Média?

O período compreendido entre a Idade Antiga e o Renascimento é até hoje cercado de preconceitos e simplificações. Em alguns países nos próprios bancos escolares ainda se encontram definições tais como: “o período em que a força reina mais que o espírito ou a beleza; o estado de guerra é quase constante; encontra-se o belo por instinto mais do que a ele se chega por esforço, pois as obras são prolixas, confusas, ora ingênuas, ora pedantes e complicadas, ora grosseiras, belas apenas por acidente".

Seguidamente se vê perorações tais como “Idade das Trevas” e “Idade do Obscurantismo”. Como é possível a humanidade ter passado por um milênio de trevas, sem produção científica nem artística de relevância? É o que sugere a cunhagem do termo “Renascença” para a idade que se iniciou entre os séculos XV e XVI. Porém, um Renascimento pressupõe um nascimento anterior, que se convencionou ter ocorrido na Idade Antiga. Então, a Idade Média teria sido a morte? É a visão histórica predominante ainda hoje, que está sendo revista por não ser sustentável rotular mil anos como apenas uma passagem obscura entre a sabedoria antiga e a luminosidade Renascentista.

Aparece o termo “Idade Média” ainda no fim da era medieval. Os primeiros autores que o empregaram, hesitaram entre “Meio Tempo” e “Idade Média”. Contudo, a terminologia só se impôs dois séculos mais tarde, mais precisamente no final do século XVII, consagrada na obra de Horn de Lyede e Cellarius. Aproximadamente em 1800 o termo ganhou o domínio público devido ao interesse renovado pelo período histórico caído no esquecimento.

História, renascimento, idade das trevas, obscurantismo, idade antiga, renascença

7 comentários:

  1. adorei esse assunto eu sou uma estudante e vou copiar este assunto para levar para a minha escola e creio que a professora ame essa tarefa vcs são d+d+d+d+d+d++d+d+d+d+d+d+d+d+d+.
    adorei !!!!!!!!
    tchauuuuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala a boca fi de raparica

      Excluir
  2. Essa é completamente uma pessoa, que acha que vai conseguir algo na vida.

    ResponderExcluir
  3. Isso é bem melhor q as respostas no Yahoo, mas ainda ñ respondeu a minha pergunta.

    ResponderExcluir
  4. amei obrigadooo por tirar minhas duvidas :)

    ResponderExcluir